sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Osteoporose, o Impacto e o Treino de Força


A Osteoporose, o Impacto e o Treino de Força



 Com uma expectativa de vida cada vez maior, graças aos avanços das Ciências da Saúde, a sociedade passa a ter uma nova característica: maior número de indivíduos na terceira idade.
 Assim, se antes a tuberculose, pneumonia e outras doenças eram os grandes problemas presentes na sociedade "jovem", temos agora outras doenças que afetam diretamente uma população de idade mais avançada. Seja a Hipertensão Arterial e a Diabetes (que também têm atingido jovens adultos), uma das maiores problemáticas dessa nova sociedade é a Osteoporose.
 Sua prevenção e tratamento vão além do consumir mais leite, tomar banho de sol ou fazer uso de medicamentos. Sua maior prevenção e tratamento podem estar na esquina mais próxima da sua casa, mais especificamente em uma Academia de Musculação.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Atividade física na gravidez


       A gravidez é marcada por vários ajustes fisiológicos e endócrinos dirigidos para a criação de um ambiente ótimo para o feto. A demanda metabólica durante a gravidez leva a mudança fisiológica da mãe em repouso e em exercício. Assim, são de particular relevância os efeitos do exercícios no organismo materno e os ajustes realizados para não exceder o limite de segurança para mãe e o feto.
Mulheres com gestação sem complicações, ativas ou sedentárias, sejam encorajadas a participar de exercícios aeróbios e de força muscular como parte de um estilo de vida saudável. Um programa de exercício pode ser iniciado pela gestante após exames e liberação do obstetra, mas é importante que esteja acompanhada de um profissional  que entenda do assunto e saiba como orientar e prescrever exercício para gestante, trabalhando os músculos posturais, debilidade de força e flexibilidade, sua condição aeróbia, musculatura do assoalho pélvico, exercício de relaxamento etc...              

                 

Simone de Araujo Gonçalves
Prof. Educação Física
Especialista em prescrição de exercício na gravidez e pós parto.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MUSCULAÇÃO PARA PERDER PESO


MUSCULAÇÃO PARA PERDER PESO


Há tempos que os exercícios aeróbicos têm a fama de campeões quando se trata de perder peso. Porém existem estudos que apontam a musculação como tão ou mais eficaz  do que atividades aeróbias para emagrecimento.
            Um estudo realizado pela Universidade de Penn State (E.U.A), que ao realizarmos pelo menos três vezes por semana queima cerca de 40% a mais de gordura que o mesmo tempo de exercício aeróbico.
            Um dos motivos é que os treinos de força destroem as fibras musculares, para que se recuperem maiores e mais fortes, aumentando assim o gasto energético. O organismo gasta energia,  não somente durante a atividade, também durante o repouso para a recuperação muscular.
Outra pesquisa realizada pela Universidade de Maine, também nos E.U.A, mostrou que a pratica deixa o organismo acelerado por aproximadamente 40 horas.  
            Alem de melhorar o condicionamento físico, queimar gordura, tonificar o corpo, também é um ótimo combatente da celulite. A professora Simone Araújo da Tinga Academia, explica que a celulite é uma inflamação no tecido adiposo, que fica sob a pele. Além de diminuir esse tecido a musculação melhora a circulação sanguínea, ou seja, quanto menos tecido adiposo menos espaço para a celulite se alojar.
            Então como vimos são inúmeros os benefícios da musculação, aliada a uma alimentação regrada, e com a pratica de atividade aeróbia, temos uma combinação muito forte para quem quer perder peso.

Serginho Fernandes
Prof. Educação Física
CREF/RS 018040-G
LOGO novo
R:  Eng.  Homero  Carlos  Simon,  esquina  com  Acesso 2
(atrás  do  colégio  Ildo  Meneghetti.)  F:  3261.2887
face: Tinga Acad           orkut: tinga academia

quinta-feira, 7 de junho de 2012

PERDA DE PESO




Para falarmos sobre perda de peso, temos que observar e compreender alguns fatores que estão relacionados ao emagrecimento.
- Equilíbrio energético e controle de peso corporal – quando temos a entrada de energia igual à saída de energia (consumo energético igual ao gasto energético), temos uma massa corporal estável, ou seja, não ganhamos nem perdemos peso. Quando a entrada de ene
rgia é maior que a saída de energia temos um aumento da massa corporal (ganho de peso) e quando a entrada de energia é menor que a saída de energia ocorre uma redução da massa corporal (emagrecimento).
Existem basicamente três formas para se trabalhar a redução do peso corporal, são elas – a manutenção do gasto energético e redução da ingestão calórica (continuar na rotina sem exercício físico mas diminuir a ingestão de calorias na alimentação). – manutenção da ingestão calórica e aumento do gasto energético (continuar com a rotina alimentar normal mas realizar atividades físicas para aumentar o gasto energético.) – e a mais eficiente, a combinação dos dois métodos (diminuição da ingestão calórica na alimentação e realização de exercícios físicos para aumentar o gasto energético.)
Recomenda-se de forma tradicional para perda de peso, a realização de uma atividade aeróbia, continua ou intervalada, com baixa intensidade e longa duração (de 20 a 40 minutos diários), que tenha um volume semanal de 200 a 300 minutos.
Não existem “dietas e remédios milagrosos”, perca peso com saúde acima de tudo, tenha força de vontade, persistência e determinação que você ira conseguir. Procure um profissional da aérea para auxiliá-lo.

terça-feira, 15 de maio de 2012

A Importância da Atividade física


A importância da atividade física


Nosso corpo foi feito para se movimentar, nossos ancestrais eram muito mais ativos do que nós, haja visto que antigamente não havia tinham os recursos que temos atualmente.
Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando parte nas nossas vidas. Estamos  cada dia mais informatizados, sem falar que a maioria das pessoas residem  nos centros urbanos, o que favorece a mecanização.
Com o avanço da tecnologia nossas vidas se tornaram mais fáceis e confortáveis. Porém, com toda essa economia de movimentos e de força, temos um custo, a atrofia de todo o organismo.
A facilidade e comodidade que as máquinas o serviço pesado para nós, pode ser agradável, cômodo e aumenta a velocidade de execução das tarefas, mas tem um preço, e muito alto, deteriora nossa saúde. Como não queremos voltar no tempo extinguindo os controles remotos, volantes hidráulicos, computadores, liquidificadores, etc., temos que encontrar espaço na nossa agenda para investir em nós mesmos. E este investimento é nos movimentos que nosso corpo é capaz de fazer.
Ao realizar atividades físicas exercitamos nossos músculos, fazendo-os contrair e isto faz com que haja uma maior necessidade de sangue para nutri-los, acelerando o rítmo do coração e da respiração, o metabolismo altera-se, enfim, todo o corpo entra em ação quando nos movimentamos. E estas alterações são benéficas e necessárias para um bom funcionamento orgânico.
Muitos benefícios são adquiridos através da prática de atividades físicas: diminuição da ansiedade, melhora da auto-estima, prevenção da depressão, uma melhor qualidade do sono, mais disposição e vivacidade para as atividades diárias, incremento na capacidade de concentração e mudança significativa no humor, são apenas alguns deles.
Podemos perceber as mudanças em nosso corpo, mente e também no aspecto social e afetivo quando realizamos atividades físicas. Qualquer atividade que movimente suas articulações, músculos, tracione  os seus tendões e ligamentos, cause pressões nos  ossos e gaste energia  são consideradas como suficiente para não classificá-lo como sedentário.
A atividade física para fazer bem ao nosso organismo deve ser freqüente (no mínimo de duas à três vezes por semana) e com intensidade adequada (nada que faça seu corpo ficar todo dolorido no dia seguinte pode ser benéfico).
“Viva melhor, viva com saúde, realize atividade física, procure um profissional de Educação Física.”

Prof.: Serginho Fernandes
Tinga Academia

sexta-feira, 27 de abril de 2012

dicas de Treino


Se você quer potencializar os resultados dos seus treinamentos, e não sabe a melhor maneira de conseguir resultados satisfatórios, vamos dar algumas dicas de treinamento objetivo e eficaz para ganho de massa muscular.
Os pilares básicos para uma estratégia de construção de 
massa muscular são os seguintes: alimentar, treinar, suplementar e repousar. Todos estes orientados por profissionais especializados, respeitando a individualidade do seu organismo.
A mais indicada forma de treinamento prescrito deve atender e acompanhar a progressão do aluno, através da 
periodização dos treinos, em que o aluno possa desenvolver as atribuições necessárias para alcançar o objeto. O volume a intensidade dos exercícios constam como as principais características. E para que tudo funcione corretamente, você deve definir  seus objetivos e traçar juntamente com seu instrutor  uma estratégia eficaz para atingir os objetivos.
Estudos afirmam que a realização de exercícios entre três e doze repetições é a maneira mais adequada de aumentar a 
força muscular, assim como realizar uma série de um único exercício é menos eficaz para aumentar a força do que duas ou três. O treino diário do mesmo conjunto de músculos pode diminuir a recuperação entre as sessões, retardando a sequência do desenvolvimento da força.